quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Texto

Vi este texto hoje no facebook, achei perfeito e decidi compartilhar com vocês...


Hoje pela manhã, entrei no quarto de minha paciente no hospital. Era a hora de mandá-la para casa. Mas ao me aproximar, ela estava sentada com seu filho no colo (de apenas dois dias), percebi que ela estava chorando. Um choro silencioso, apenas algumas lágrimas. Seu marido de pé em sua frente, um pouco sem saber o que fazer, mas amoroso com ela. Vi uma lágrima que escorria em sua face e caia sobre a criança que dormia suavemente em seu colo. O que aconteceu, perguntei? Serenamente ela me olhou e respondeu:
"- Estou com medo!"
Como é comum isso meu Deus! Vivemos em um mundo complexo onde tudo tem regras, normas, condutas... medicamentos, complementos, intermediários... difícil aprender tanta coisa! A maioria das orientações contraditórias, exageradas, insensatas e mercadológicas. Olhei para ela e disse:
"- Olhe para o seu neném! Ele é só seu. Dorme! Não vai sair correndo como um filhote de cavalinho, não vai exigir nada mais do que seus braços e seus seios e sua percepção".
É exatamente isso!!! Uma mãe sabe cuidar de um filho há milhares de anos. A natureza equipou a criança e a mãe com instrumentos sensíveis e objetivos de cuidar e ser cuidado.
"- Chegue em casa, vá a seu quarto sozinha com seu filho, pouca luz, poucos estímulos e "ouça o teu coração" Confie! Não em mim, na mãe, na sogra, na vizinha, na amiga, nem no pediatra! Só você! Perceberá quando dar o peito, quando tirar, quando dormir, quando acordar, quando descansar. Hormônios mestres - hormônios do amor. O medo é normal, mas o exagero cega. Leia seu corpo, leia o corpo de seu filho. E respeite a lagrima que acaba de cair. Chama-se amor! Agora voe daqui para casa! E vai ser feliz."
"- Mas doutor! Eu nunca treinei para isso!!!"
"- Não??? Você brincou sua infância inteira de mãe para estar pronta essa hora, esqueceu?"
Texto de José Jacyr Jr.
 

 imagem retirada do google


Eu que ainda não sou mãe, sempre me pego imaginando se darei conta de cuidar de um ser tão dependente e sensível. Mas eu creio que quando o meu bebê nascer, nascerá com ele uma nova Ly, totalmente diferente e muito melhor.
Enquanto o "meu" dia não chega, já vou tentando ser uma pessoa melhor desde já.
 
 
Bjos!!!

20 comentários:

  1. Oi Ly, lindíssimo texto..eu entendo bem esta mãe, porque também senti muito medo quando meu baby nasceu...era um medo estranho, de que algo acontecesse com ele, de não saber o que fazer...sei lá..Mas passou e felizmente eu aprendi a ser mãe... é exatamente isso que vc disse, quando seu bebê nascer, nascerá também uma nova Ly...

    Bjis da Lidi
    http://blogdalidianaleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidi... nossa... já tremo só de me colocar no lugar dessa mãe da história rsrs...

      Bjos!!!

      Excluir
  2. Oi Ly, nossa que texto lindo!! Quaaseee chorei (quase, pq não sou chorona, lembra? hahaha).

    Bjos

    Carol

    http://derepentequerosermae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase não é chorona neh Carol?
      Só somos leoninas rsrs...

      Gostei desse texto porque a fase que estou parece que me senti no lugar dessa mãe...

      Bjos!!!

      Excluir
    2. Eu me emocionei kkkkkkkkkk, eu sou chorona, emotiva e agora de barriguinha dizem que piora rsrsrs...

      Excluir
    3. Nossa... então vou criar um rio lá em casa rsrsrs....

      Excluir
  3. Lindo texto...e verdadeiro
    O medo vem mesmo,ate mesmo pra mim que ja criei um filho...rsrrs
    Mas a gente da conta sim,mesmo que pareça impossivel
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nise... por mais que já tenha filho, cada um que nasce as sensações devem voltar como se fosse o primeiro... logo logo vc conta isso pra gente rsrs...

      Bjos!!!

      Excluir
  4. O instinto materno teme, mas da conta, depois tira de letra, mas sempre tememos o desconhecido... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente tem tanto medo e depois se acostuma tão rápido neh... isso em tudo na vida...

      Bjos!!!

      Excluir
  5. Achei lindo o texto.
    E assim como você também acredito que junto com o filho nascerá a mãe..... Deus nos ensinará tudo =)
    Bjuss Mima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mima... que venha logo essa nova mulher neh? rsrs...

      Bjos

      Excluir
  6. Obrigada pelo carinho rs!! Sabe como é, pensamento de futura mamae ja cheio de neuras rs! Mas não vou mesmo ficar me preocupando muito, estou me preparando para ser uma otima mãe a melhor que eu poder ser. Obrigada!

    E que texto lindo, faz agente pensar e ja se colocar no lugar dessa mãe, cheia de duvidas e medos, mas é importante oq vc disse, acredito fortemente que a partir do momento que engravidamos vamos nos tornar outra mulher, uma mulher melhor, nosso bebe ira nos trasformar. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Isso mesmo Jô... cabeça erguida, e independente de qualquer coisa você tem tudo pra ser uma ótima mãe e seu bebê será saudável!!!

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  8. Amei esse texto ;) Não sei como será a minha reação... Eu amo criança, mas bebês me deixam insegura... Tãoooo pequenininhos O.O A única coisa que visualizo sou eu, o bebê, meu marido e um monte de mala que provavelmente eu terei levado com coisas que achei que poderia precisar kkkkkkk Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rindo aqui rsrs... tipo aquelas malas de viajem mesmo? De rodinhas? rsrsrs...
      E quando chegar em casa o coitado do marido vai ter que guardar tudo porque você estará de dieta, e qualquer coisa já é um sacrifício rsrs (tem que aproveitar)...

      Bjos!!!

      Excluir
    2. É porque imagina o que tem para levar: Coisas para mim, Coisas para o baby, Coisas para o acompanhante (que provavelmente vai ser o marido mesmo), mimos para dar para quem for visitar... =P Eu não consigo ser sintética quando o assunto é "bagagem", ainda bem que marido já acostumou e agora anda até vendo vantagem nisso. Porque tudo que precisa, provavelmente ta na mala. hihihi Bjs

      Excluir
  9. Nossa muito bonito o texto, não sou mãe ainda, mas gostei hehe
    Irei te seguir, pois gostei do seu blog ;)
    Beijinhos e até logo
    www.carinapontesss.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!

      Tbm vou dar uma passadinha no seu cantinho!!!

      Bjins!!!

      Excluir

Obrigada pela visita...
Deixe seu comentário que em breve responderei... e volte sempre!!!